Desde o seu lançamento, o jogo MultiVersus viu uma drástica diminuição no número de jogadores diários, resultando em uma queda de mais de 99% no número de jogadores simultâneos no Steam. Na primeira semana, o jogo teve um pico de mais de 143.000 jogadores no Steam, com um aumento de 153.433 jogadores no dia seguinte. Um mês depois, a Warner Bros informou que mais de 20 milhões de jogadores já haviam baixado e jogado o jogo, sugerindo uma base de jogadores sólida sobre a qual construir.
No entanto, desde então, o número diário de jogadores atingiu um pico e tem diminuído constantemente, sendo que esta semana caiu abaixo de 1000 jogadores pela primeira vez, atingindo um pico de 986 jogadores na segunda-feira, de acordo com o SteamDB.
Este é um declínio de 99,3574% no número diário de jogadores em menos de sete meses. Parte da razão para a queda no número de jogadores pode ser a resposta insatisfatória ao conteúdo da segunda temporada do jogo, que tem sido alvo de reclamações regulares nas redes sociais.
Na primeira temporada, o jogo recebeu cinco novos personagens – Rick, Morty, Gizmo, Stripe e Black Adam – ao longo de cerca de dois meses, entre o final de agosto e o final de outubro. No entanto, desde o início da segunda temporada, em 15 de novembro, apenas um personagem – Marvin, o marciano – foi lançado, e isso foi há quase três meses.
A terceira temporada estava prevista para começar ontem, mas o desenvolvedor PlayerFirst Games a adiou para 31 de março, alegando que queria dar aos jogadores mais tempo para completar seu passe de batalha da segunda temporada. Isso foi amplamente condenado pelos jogadores, que esperavam que a chegada da terceira temporada trouxesse novos personagens para o jogo.
Além disso, a monetização do jogo também tem sido alvo de críticas, pois muitas das skins dos personagens são bloqueadas para moedas premium, com algumas custando o equivalente a US$15. Embora a diminuição do número de jogadores ao longo do tempo seja esperada em muitos jogos, dada a natureza de MultiVersus como um jogo gratuito e com serviço ao vivo, seria imperativo manter um alto número diário de jogadores ativos.
Em comparação, Brawhalla – considerado um dos concorrentes mais próximos de MultiVersus no Steam, já que também é um jogo gratuito de estilo Smash Bros – atingiu um pico de cerca de 6.400 jogadores logo após o seu lançamento em 2017 e nunca caiu abaixo disso nos sete anos e meio seguintes (até o final de janeiro de 2023, atingia cerca de 21.000 jogadores).