O sucessor do Switch enfrenta problemas na retrocompatibilidade, sugere desenvolvedor

De acordo com uma nova análise do respeitado criador de conteúdo e desenvolvedor da NightDive Studios, ModernVintageGamer, a compatibilidade com jogos antigos pode ser um grande desafio para o sucessor do Nintendo Switch.

Em um vídeo recém-publicado, MVG explora os possíveis componentes para o próximo console da Nintendo e explica por que a incompatibilidade entre o novo hardware e o modo como o software atual do Nintendo Switch é compilado significa que o suporte para jogos antigos do Switch não é necessariamente garantido.

O Nintendo Switch usa atualmente o Tegra X1, um chip desenvolvido pela NVIDIA que também alimenta as TVs Android Shield da Nvidia de 2015 a 2018, destacando a idade do hardware. “Se a Nintendo se afastar do Tegra X1, o que todos sentimos fortemente que eles provavelmente farão, os jogos atuais do Switch não funcionarão no novo hardware, a menos que sejam recompilados para direcionar aquele hardware”, explica MVG.

O desenvolvedor então sugere várias soluções para como a Nintendo poderia contornar esse problema, como emulação de software, semelhante ao encontrada nos consoles Xbox Series.

Essas máquinas usam o poder do Xbox Series X para emular consoles virtuais Xbox e Xbox 360 a fim de reproduzir jogos antigos, de maneira semelhante ao funcionamento de emuladores de terceiros em PC.

Embora um Switch 2 teoricamente possa fazer isso, exigiria uma quantidade significativa de poder de processamento. Até o Steam Deck, que é um dispositivo significativamente mais poderoso que o Nintendo Switch, tem dificuldades para emular alguns títulos do Switch.

MVG sugere então uma solução em que a NVIDIA e a Nintendo forneçam compatibilidade de chips para o Tegra X1 em seu próximo chip. No entanto, como MVG aponta, isso não é atualmente suportado e aparentemente exigiria muito trabalho novo.

A próxima sugestão oferecida é que a Nintendo inclua um chip TegraX1 em cada sucessor do Switch, o que significa que jogos antigos podem ser jogados sem emulação de novo software, de maneira semelhante ao chipset do Nintendo GameCube que foi incluído no Nintendo Wii. O problema aqui é que isso aumentaria o custo de produção do sistema e, no caso de jogos físicos, exigiria um slot de cartucho do Nintendo Switch ou que o sucessor do Switch também usasse os mesmos cartuchos.

Atualizações de próxima geração também podem ser oferecidas, como sugerido por um rumor amplamente divulgado que afirma que uma atualização está sendo trabalhada para o Pokemon Scarlet e Violet em relação a um novo hardware da Nintendo.

O que deu alguma legitimidade a isso é que veio de um postador de mídia social que revelou corretamente informações e nomes oficiais relacionados ao recentemente anunciado DLC do Pokemon vários dias antes do Pokemon Presents, durante o qual foi anunciado.