Review RX 7900 XT: a placa dos sonhos para gamers e entusiastas

Não é novidade para os leitores mais atentos da Safe Zone Games que nos últimos dias estamos testando intensamente a GPU RX 7900 XT, da AMD. Concebida com a arquitetura AMD RDNA3, e a promessa de até 54% mais performance por watt consumido em relação à geração anterior, esta placa de vídeo cumpre com mérito inegável o anunciado em ganhos de desempenho, imersão e eficiência.    

Para analisá-la sob a ótica da nova geração de jogos que estão chegando ao mercado (e também daqueles que já estão circulando há certo tempo), decidimos submetê-la a testes com o remake do Resident Evil 4, lançado mundialmente nesta sexta-feira, 24 de março; bem como Hogwarts Legacy; Call of Duty: Modern Warfare II; Assassin’s Creed Valhalla; Resident Evil Village; God of War (2018); Gotham Knights; Cyberpunk 2077; e, queridinhos do battle royale, como Fortnite. Em todos, o resultado foi sempre o mesmo: a RX 7900 XT não decepciona, entregando tudo o que promete no anúncio oficial da AMD.

Percebemos a melhora significativa no ray tracing (traçado de raios), na efetividade energética e na integração perfeita com os drivers, se tomarmos como referência a geração RDNA2. No remake de Resident Evil 4, por exemplo, o jogo rodou liso, apresentando uma média de 100 quadros por segundo em 4k. Tudo isto, com o ray tracing ligado.

Já no Assassin’s Creed Valhalla, rodando o jogo em 4k, com presets no máximo e mais FSR ligado no modo desempenho, obtivemos uma taxa de quadros que se manteve estável em 180 FPS.

Hogwarts Legacy, por sua vez, que caiu na graça dos fãs da saga Harry Potter, apesar de alguns problemas técnicos evidentes (descritos anteriormente por nossa equipe de testadores) também teve excelente taxa de quadros, apresentando até 120 FPS em 4k.

É importante lembrar que a RX 7900 XT oferece novas tecnologias embarcadas. Exemplifica o AMD Radiance Display Engine. Este apresenta HDR de 12 bits e cobertura total do espaço de cores REC2020, proporcionando uma precisão de cores incrível. Somado ao suporte para DisplayPort 2.1, a GPU permite a qualquer gamer experimentar visuais de tirar realmente o fôlego com até 68 bilhões de cores em 8K 165 Hz. Aliás, trata-se de uma das primeiras placas com DisplayPort 2.1.

Outra novidade que não podemos deixar passar, é que esta é a primeira geração de placas de vídeo da AMD com aceleradores de IA no primeiro design de chiplet de GPU do mundo para jogadores.

Por fim, a RX 7900 XT vem preparada para o FSR 3.0, como divulgado pela própria AMD no seu último grande evento. A nova tecnologia promete até duas vezes mais frames por segundo se comparado à geração anterior de FSR.

Consideradas todas estas observações e os testes que fizemos, a GPU RX 7900 XT, da AMD, é sim um excelente investimento para o mercado gamer. Vai agradar, com certeza, a qualquer jogador experiente ou entusiasta.