O TikTok está buscando abocanhar uma fatia maior do mercado da música. Segundo informações do portal CNBC, o aplicativo de vídeos curtos está ampliando o seu serviço de streaming de música, o TikTok Music, para novos mercados, incluindo o Brasil e a Indonésia, em um esforço para desafiar o domínio do Spotify e do Apple Music.
Com um bilhão de usuários, o TikTok rapidamente se tornou um dos players mais importantes na indústria musical e agora tem como objetivo revolucionar a maneira como os artistas são descobertos e remunerados.
De acordo com Jonathan Woo, da Phillip Securities Research, o TikTok possui uma grande base de usuários já estabelecida, que pode ser convertida em assinantes pagos do TikTok Music, a um custo de aquisição de cliente relativamente baixo.
A recente expansão para a Indonésia e para o Brasil, ambos mercados significativos para o TikTok, foi seguida pelo anúncio de testes do serviço na Austrália, México e Singapura.
Além disso, na semana passada, o TikTok anunciou um acordo de licenciamento expandido com a Warner Music Group, ampliando assim a sua biblioteca de conteúdo musical.
Analistas argumentam que, embora a lealdade à marca seja forte entre os usuários de Spotify e Apple Music, usuários assíduos do TikTok podem estar dispostos a migrar para o TikTok Music.
“Se você já está no ecossistema e está usando o TikTok tanto assim, você pode estar disposto a mudar,” disse Tatiana Cirisano, analista de música da MiDIA Research.
O TikTok é atualmente a segunda fonte mais comum de descoberta de música para jovens de 16 a 19 anos, perdendo apenas para o YouTube, segundo dados da MiDIA Research.
Apesar dos esforços do TikTok, Jonathan Woo acredita que o TikTok Music representa um “risco baixo” para o Spotify e a Apple Music, uma vez que a lealdade à marca entre os usuários dessas plataformas já estabelecidas é muito forte.
O TikTok tem buscado crescimento fora dos EUA, onde enfrenta desafios políticos crescentes. Seu aplicativo principal foi banido em Montana, o primeiro estado norte-americano a fazê-lo, assim como na Índia.
Além da expansão do TikTok Music, a empresa vem se aventurando em outros setores. O marketplace de comércio eletrônico da empresa, TikTok Shop, tem se expandido agressivamente no sudeste da Ásia, competindo contra gigantes como a Shopee, da Sea, e a Lazada, do Alibaba.
Spotify e Apple Music não responderam aos pedidos de comentário da CNBC sobre os planos de expansão do TikTok Music. O TikTok se recusou a comentar sobre o assunto.
Fonte: CNBC