2025 tem sido um ano gigante para a DotEmu, desde NINJA GAIDEN: Ragebound até MARVEL Cosmic Invasion, que ainda vai lançar, mas a maior surpresa para mim foi Absolum. Eu tinha ficado bastante empolgado com o trailer de revelação, mas confesso que, com a oportunidade que recebemos de jogar o jogo em antecipado, Absolum superou todas as minhas expectativas e, nessa análise, eu vou explicar o motivo.
Trama



Após um cataclismo mágico ter destruído o mundo de Talamh, todos os seres sem poder daquele mundo criaram uma desconfiança sobre as pessoas com dons mágicos. O Rei Sol Azra, um tirano e líder da Ordem Carmesim, aproveitou-se desse pânico para escravizar a maioria dos magos, colocando subordinados para governar os reinos de Talamh.
Em meio a este conflito, um grupo de magos rebeldes, liderados por uma feiticeira / maga suprema chamada Uchawi, aparece com o objetivo de destruir o Rei Sol Azra e acabar com seu reinado perverso.
Em Absolum, temos quatro personagens jogáveis, sendo eles Galandra, Karl, Brome e Cider. Cada personagem tem uma história de fundo muito interessante que te ajuda a entender determinados aspectos da lore do mundo e compreender os sentimentos de cada um por sua própria terra natal, além do motivo particular de cada um seguir firme em sua luta para derrubar o Rei Sol Azra.
Jogabilidade




Rotulado pela própria DotEmu como um Rogue ’em Up, Absolum faz jus a esse “gênero” de jogo. Temos ali um Beat ’em Up e um Rogue Like extremamente divertido, com cada personagem tendo um moveset único. O jogo nos permite adquirir mais habilidades ao longo de nossa aventura pelo mundo de Talamh.
Fiz toda a minha aventura com Galandra, enquanto minha player 2 jogou com Karl e Cider, e, depois de várias mortes e avanços, tivemos a oportunidade de testar os mais variados poderes e habilidades que podem te ajudar na sua jornada.
E como funcionam esses poderes? Então, basicamente é similar ao sistema da franquia Hades: nós adquirimos as habilidades ao final de cada cenário, ou área, como você preferir chamar, e elas amplificam nossos ataques básicos de alguma forma, seja pela vantagem de eletrificar inimigos com base no seu ataque leve, seja dropando itens arremessáveis ao finalizar um combo, ou até mesmo alguma outra vantagem em meio ao uso da esquiva ou da defesa. Essas habilidades, além de te ajudar durante sua jornada, servem como algo para não deixar sua experiência repetitiva, já que, a cada run, você terá que escolher tipos de movimentos diferentes dos da jornada passada.
O fim é apenas o começo: entenda o pós-jogo de Absolum!
Uma das coisas mais legais de Absolum é o aspecto de garantir que, toda vez que você recomeçar a sua jornada, seja morrendo ao longo de uma run ou finalizando a história principal, ele sempre vai ter algo novo para te mostrar, ou uma história totalmente nova para você se aventurar.
Após finalizar a primeira run do jogo, o game nos entrega mais conteúdo, não sendo algo repetitivo, não apenas na história, mas durante a sua gameplay também! Ainda mais que temos a oportunidade de desbloquear novos caminhos e novas habilidades. Absolum basicamente te oferece a oportunidade de ficar bastante tempo naquele mundo, aventurando-se várias e várias vezes.
Direção de arte


A direção de arte de Absolum, desde sua trilha sonora até os gráficos, é algo fabuloso e deslumbrante. Com um traçado que lembra muito um cartoon, como aconteceu em Streets of Rage 4 e outros jogos, o trabalho foi tão bem-feito com os cenários e personagens que chega a ser algo impressionante de ver. Tinha momentos em que eu só gostava de observar tudo em volta, com a trilha sonora se encaixando perfeitamente nos momentos certos. Posso dizer que este é um dos pontos altos de Absolum.
Otimização
Como esperado, o trabalho de otimização de Absolum foi algo incrível, com placas mais simples rodando o game em seu esplendor. Tive a oportunidade de jogar em um Ryzen 5 5600X + RTX 4060 e, dessa mesma forma, rodei o jogo em 4K muito acima dos 60 fps. Não que seja um jogo que demande muito de processamento gráfico, mas é sempre louvável poder aproveitar o melhor de um jogo com um hardware mais simples.
- Jogo disponibilizado pela DotEmu
Absolum
Absolum entregou tudo o que prometeu e um pouco mais. Este Rogue ’em Up, como descrito pela própria DotEmu, conseguiu me cativar de um jeito incrível, com uma história gostosa de acompanhar e uma jogabilidade extremamente divertida. Uniu o melhor dos dois gêneros em um só jogo.
Se você quer jogar algo épico que vai te prender por boas horas de jogatina, Absolum é a escolha certa!
